terça-feira, 15 de maio de 2007

SEMANA 1 - proa 17/3
Reflexões sobre as atividades realizadas na semana
Uso do BLOG como recurso pedagógico

Conhecer as diversas possibilidades do uso da Weblog ou, o blog, como é mais conhecido, a qual é um tipo de publicação on-line de propagação recente, foi muito prazeroso.
Desafiada a navegar por diversos sites, pode-se constatar a explosão que esse recurso tecnológico está possibilitando, usado como ambientes de aprendizagens e, tendo como eixo propagador projetos dos educadores. Deparei-me com publicações de blogs com diversas finalidades, como: Uso de ambiente colaborativo: espaço criado para interagir com outros internautas, expondo suas idéias, reflexões, contribuições, opiniões...; Diário de bordo: no uso de registro das atividades desenvolvidas em suas aulas; Publicações: de autoria , textos de autores conceituados( partes de monografias, poesias, recortes de textos, vídeos, imagens, músicas... ); Rádio Web: trazendo Informações, entretenimento e música; Intercâmbio de Blog; Trabalhos escolares: divulgação de diferentes assuntos em estudo, pesquisas, sistematizações, projetos disciplinares e interdisciplinares...; Relatos de experiências; Tutoriais: divulgação de procedimentos à diferentes recursos tecnológicos, entre tantos outros.
Encontramos assuntos diversificados e também, muitas vezes, não claros. Há ai, na verdade um jogo de informações descontextualizadas. O que se percebe nesses casos que é uma divulgação sem conteúdo definido, dirigia que é para exploração do recurso, apenas.
Como se percebe, além do que divulgar, há a possibilidade de uso de recursos diversificados para compor o visual da página, dando beleza, nem sempre harmonia, mas possibilidades de buscas e uso. É um espetáculo, encantador, lindo! Estou maravilhada com a criatividade usada em muitos Blogs.
Gostaria muito em explorar esses recursos, aplicando-os no Blog.
É um recurso que viabiliza a divulgação de trabalhos realizados em sala de aula por nós educadores, usando sempre de encaminhamentos claros e objetivos. Desta forma, vindo a usarmos o ambiente tecnológico como recurso pedagógico.

Proa 17/2 - Texto evidenciando os ambientes e projetos visitados

Ao visitar os diversos Blogs sugeridos pelas professoras nesta primeira semana, pude constatar a diversidade de Blogs existente hoje na rede. Estes sites são em sua maioria usados, como ambientes pedagógicos de auxílio ao professor (a) e ao aluno (a) em sua aprendizagem, sendo eles para registros, pesquisas ou relatos.
Além, de uso pedagógico, oportunizando espaços para o letramento, o blog proporciona ao internauta, interagir com seus leitores, apresentando a possibilidade para comentários a respeito do que se escreve e, dependendo o sistema, há a possibilidade de enviar e-mails; existem também os contadores para saber quantas pessoas visitaram o Blog; possem, diretórios onde podemos encontrar outros blogs interessantes; encontramos links, apresentando várias opções, como tutoriais, projetos educacionais, textos, complementos bibliográficos, entre tantos outros.
Todos os Blogs visitados possuem uma intenção. Gostaria de evidenciar três que achei muito legais, onde divulgam projetos educacionais, voltados a construção da leitura e escrita que são: Leitura e escrita na escola; O mundo encantado de Cecília Meireles; Vidas Secas; sem falar sobre importantes relatos de experiências.

A maior dificuldade que encontro é o "tempo", pois quando estamos acessando e visitando os diversos ambiente virtuais, ele voa, passa e não percebemos.

É muito bom conhecer os diferentes trabalhos realizados por muitos educadores e nas diversas séries, contemplando diferentes componentes curriculares.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Vera

Sobretudo, blogs são espaço de diálogo e troca. Eles promovem a formação de uma rede que interliga projetos, pessoas, conversas.

Seja bem vinda :)

abraço!

Verablog disse...

Legal!

Obrigada... pelas complementações.Vera