Atividade 1 da Semana 2 - proa17/4
Distribuição de informações e conteúdos on-line
Divulgar informações e conteúdos via tecnologia como o RSS e o Atom é uma opção atual que vem crescendo na Internet. Essas publicações podem se dar através dos Weblogs de forma a agilizar ainda mais a distribuição das informações ao internauta.
Hoje se tem a possibilidade em copiar objetos digitais de aprendizagem, reutilizando cores, animação, modificando conteúdo, imagens, entre outros itens, sem perder a originalidade.
Um exemplo concreto pode-se dar à criação de uma webquest, com fins educacionais, direcionado a um tema especifico, podendo ser reutilizada, de modo a modificar o conteúdo, trabalhando com alunos de outra série.
Assim, como as notícias e as informações podem ser engrandecidas e distribuídas
por meio do RSS/Atom, o mesmo pode ser realizado em relação aos conteúdos educacionais e os objetos de aprendizagem.
O modelo LCMS utiliza aplicativos que dispõem os conteúdos na forma de pacotes, em repositórios ou bibliotecas. Para outra forma de utilização da agregação/distribuição de conteúdo é pelo sistema de busca na Internet, como o Google que disponibilizam um canal de pesquisa, entregando seus resultados por meio de um endereço RSS, que pode ser lido em agregadores de notícias. O serviço gratuito da Indigo Steam chama-se Google Alert e, se cadastrando, o usuário pode registrar até cinco pesquisas diferentes, resultados aos quais, serão fornecidos pelo RSS sempre que houver alteração.
Existem ainda, outros aplicativos como é o del.icio.us onde o internauta pode se cadastrar, colecionar, categorizar, arquivar e socializar links favoritos.
Citasse como exemplo, Howard Rheingold, conhecido autor de Comunidade Virtual e Smartmobs, onde socializa seus achados na web em
Estas e outras ferramentas, acabam se relacionando colaborativamente, como por exemplo, no Sharpreader.
Como podemos sentir através do texto de Suzana de Souza Gutierrez, as tecnologias de agregação e distribuição de conteúdo é a nova tendência da web, com possibilidades de integrar a maioria dos ambientes computacionais. Os termos XML, Sindicação, RSS, Atom, agregadores, entre outros, estarão no cotidiano das pessoas como o e-mail, hoje.
Quanto ao trabalho na educação, há um longo caminho a trilhar para que esta e outras tecnologias façam parte efetivamente das práticas educativas.
O endereço é http://www.bloglines.com/public/verinha
Continuei explorando o Bloglines, realizando várias atividades, como: adicionando um feed manualmente; usando o botão o link de subscrição, assinando listas compartilhadas( onde parei, pois o ambiente começou a ficar muito lento... e mais são 01:16 h)
Proa 17/6
Visitei o Blog das colegas educadoras Maristela Brizzi e Teresinha Bernardete Motter. Percebe-se que ambas estão envolvidas nas atividades do Proa17, realizando suas atividades com esmero, exlporando e aplicando os recursos sugeridos na Oficina. A colega citada inicialmente, procurou escolher uma maneira para acompanhar uma a uma as atividades solicitadas, vindo a registra-las para ter certeza de sua missão cumprida.
A paisagem do nosso inverno deu as caras no Blog da Bernardete! Uma paisagem encantadora! Estranhamos os primeiros frios, vindo a apresentar uma paisagem com quase a cara do sul, lembrando dos campos e gramados cobertos de geada!
Um comentário:
Vera
falta compartilhar as tuas leituras. Elas estão restritas.
Entra em configurações de blog e, abaixo do nome de usuário, marca o quadrinho que autoriza que sejam públicas.
abraço!
Postar um comentário