sábado, 19 de maio de 2007

SEMANA 4 - proa17/13 a 20

Proa17/16- Relatório geral sobre as atividades da semana

Nesta semana a colega mediadora criou o blog colaborativo para o grupo, realizamos contato por e-mail e nos comentários do blog. Me cadatrei no blog, estando apta a colaborar com o grupo.
Pesquisei sobre o aplicativo designado para o grupo desenvolver. Naveguei muito! Li as postagens realizadas pelas colegas. Explorei com mais detalhes o Google Earth, acrescentando em meus conhecimentos novas informações. Ainda estou trabalhando no sentido de diferenciar o Google Earth, o Flagr e o Wikimapia. Este é um desafio a qual estou buscando esclarecer. Andei descobrindo outros mapas on line como o Kartoo, onde as pessoas se identificam e conseguem saber quais os sites em que se encontram logadas. Explorei ainda, mapas sobre a previsão do tempo, também postando alguns endereços para consulta. Revisitei os sites moedas do mundo e o de localização geográfica do IBGE, sendo excelentes para sites de pesquisa e informação. Estou ainda descobrindo e pesquisando outras referências de mapas on line.

Continuou trabalhando no Blogline, postando os endereços dos grupos colaborativos.

Proa17/18- Sistematização das observações sobre a visita aos Blogs Colaborativos

Vou deixar aqui registrada algumas observações, quanto a impressão inicial realizada a visitação nos blogs colaborativos dos demais grupos dessa turma do Seminário.

Conheço superficialmente o GoogleDocs e já pude perceber que são muitas as possibilidades de exploração. O grupo se empenhou na pesquisa, postando um tutorial sobre o assunto. As figuras estão legíveis, valendo o esforço em sua publicação. Quanto a versão inicial do trabalho segue a construção da colega Lisandra, a qual não está medindo esforços em deixar mais informações para os visitantes.

No Blog youtube a " versão inicial" está muito bem fundamentada, deixando claro o uso e hospedagem do vídeo pelo ambiente youtube e sua aplicabilidade no Blog ou em qualquer outro aplicativo. Todos os procedimentos podem ser encontrados em forma de tutorial/passo a passo. Este é um dos próximos aplicativos, a qual quero explorar, hospedando algum vídeo educativo como modelo.

O grupo que pesquisou sobre os Flogs, contemplam uma vasta teoria, clareando a importância sobre uso de blogs e flogs, sendo colocada sua explicação com clareza, facilitando a compreensão.

O blog colaborativo sobre Orkut, traz a descrição da ferramenta, seu histórico, como é usado, ampliando com diversos dados sobre o objeto pesquisado. A versão inicial está sendo complementada pelo grupo.

O grupo responsável pelo assunto De.icio.us, continua sua construção inicial, sendo um assunto interessante, com muitas informações referentes ao seu uso. É interessante se inteirar do recurso para compreender como usa-lo e clarear o conceito.

O grupo Blogs e Flogs traz o conceito bem detalhado, sendo de fácil compreensão. Relata que em sua maioria essa ferramenta é utilizada para fins educacionais, na divulgação de projetos e práticas educativas. A qual concordo, pois estão sendo utilizados com imensa significação como recurso pedagógico.
Os componentes dedicaram-se à pesquisa, fundamentando com citações da conceituada educadora Alicia Fernandez .

O trabalho desenvolvido pelo grupo BubbleShare, apresenta tutorial com explicações sobre o procedimento na utilização do bubbleshare, desde o cadastro no site http://www.bubbleshare.com/ até a utilização dos recursos para a edição das fotos selecionadas. A pesquisa apresenta propostas para o uso pedagógico e cita pensadores como: Freinet, Gardner, Paulo Freire e Piaget. Pelo que pude perceber todas tiveram sua participação na construção, interagindo e buscando seu espaço.
As colocações são claras e objetivas. Para clarear é um serviço de compartilhamento de fotos, a qual necessita se cadastrar para que sejam compartilhadas.

O Flickr , apresenta explicações bem objetivas, sendo de fácil compreensão.

O Toufee é mais uma ferramenta interessante apresentada pelo grupo 10 que permite a criação e animação de filmes on-line. O grupo apresentou um relatório geral, especificando todo o trabalho de construção e contatos com as responsáveis desse blog colaborativo. Salientam a preocupação em clarear o melhor possível o entendimento desta ferramenta, pois seu tutorial se encontra em inglês.

O grupo das Histórias em Quadrinhos, aborda sobre o uso do Hagaquê como ferramenta de auxílio pedagógico. As postagens iniciaram timidamente, evoluindo gradativamente.

O grupo doThumbstacks traz explicações claras quanto ao uso dessa ferramenta, esforçando-se na busca da tradução – inglês/português. O texto da versão inicial está boa, apresentando procedimentos e passos para salvar imagens. Para esclarecer o Thumbstacks é um serviço baseado na web que permite criar apresentações. Desenvolveram em seu blog recursos apresentados na oficina.

Os Mapas on-line apresentam sites de pesquisas, tutoriais explicativos e comentários interessantes sobre seu uso. São sites de informações pessoais como de uso pedagógico.

O Flickr permite organizar fotos. Apresentam no blog explicações e tutorial. As colegas trabalharam colaborativamente, dedicando-se a sua produção.

Proa 17/19- Síntese das leituras de comentários e das visitas do nosso Blog colaborativo

Os colegas e visitantes gostaram muito sobre o tema que pesquisamos. Ele caiu como "prato cheio" para muitos educadores. Para muitos os sites foram novidades, pois foram apresentadas informações importantíssimas que ficam na rede sem conhecimento da maioria. Em nosso blog esses sites ficaram concentrados, vindos a favorecer sua busca e exploração. Conseguimos acrescentar na aprendizagem da maioria, trazendo novas informações e endereços para pesquisa.

Saliento que recebemos muitas visitas, entre elas a Eloisa Helena, Simone, Eveline... entre tantas outras colegas e visitantes do mundo todo, por esse motivo, faço um relato geral, pois não houve nem uma rejeição ou melhor, qualquer comentário que viessem trazer inconvenientes ao que apresentamos.

O texto final está sendo cuidadosamente elaborado para que as informações não se percam.

Proa17/20 - Relatório inicial sobre o acompanhamento do trabalho nos Blogs de quatro colegas.

Há quase duas semanas atrás, havia postado observações no Blog das colegas Roseclér, Margarete, Eloisa e Alcione. Hoje, mudou a posição na seqüência das colegas, a partir do meu nome – que era acompanhar as quatro colegas seguintes, segundo a orientação inicial postada pelas professoras. Os Blogs analisados seguem a ordem a partir do dia 30 de maio. Vou continuar com este grupo na próxima visitação, mesmo que tenha modificações.
O nome das colegas dos Blogs visitados estão citados a seguir, seguindo de observações pessoais.

Rosecler: Vejo que está cumprindo com as tarefas iniciais, porém deve estar enfrentando alguma dificuldade na continuidade da realização das tarefas. Roseclér! Há tempo para acompanhar e pedir ajuda, se assim for.

Lenir Rossanella: Fica visivel o uso dos vários recursos em seu blog, tornando-o colorido e alegre. Achei um fator positivo, porém não pode esquecer que a orientação é numerar as atividades e a semana no momento da divulgação da tarefa. Também deve verificar se não deixou nenhuma atividade sem realizar.

Cleonice Fagundes: Iniciou bem as atividades da oficina. Não pode esquecer em acompanhar as orientações das professoras, observando o que pede cada tarefa. Uma das orientações é de que sejam divulgadas as postagem de acordo com a semana e o nº da tarefa como por exemplo: Semana 4 - Atividade proa17/19, proa17/20 e assim por diante... Como sugestão seria interessante que fossem repassadas as tarefas desde o inicio(Semana1, Semana2, Semana3...) e verificasse se não há atividades sem serem realizadas ou melhor sem serem postadas. Pode ousar, usando os recursos sugeridos nesta oficina, aplicando-os no blog.

Zilah Cardoso: Começou bem, está aplicando vários dos recursos sugeridos na oficina, porém necessita dar atenção as orientações dada, quanto as postagens das atividades. Seria interessante que fosse fazer um revisão, iniciando na primeira semana, seguindo as orientações passo a passo. Deve tirar um tempo para isso.

Parabéns às colegas pelo trabalho que estão realizando até aqui. Continuem! Não há nada que com ajuda não se possa resolver.

3 comentários:

Sirlei disse...

Olá Vera! Nesta atividade de avaliação de Blog das colegas, caiu o teu para eu opinar. Gostei da escolha de modelo que fizeste para teu Blog. Só reparei agora como é uma modelo “alegre” que não precisa de muita variedade de ferramenta para deixá-lo com uma layout bonita. O conteúdo que nele postastes tem informações riquíssimas e nos dá idéia de como anda a construção do teu conhecimento. Um abraço: Sirlei Vacaria

Denise Bonin disse...

Vera, sou uma das colegas que irá comentar teu blog. Me sinto constrangida, pois sou totalmente principiante nessa área. Para não pecar muuuito, visitei outros blogs para fazer uma análise de certa forma comparativa. Bemvamos lá: os textos que você apresenta são claros e relatam exatamente tuas atividades, o que possibilita ao visitante acompanhar tuas descobertas. Percebi que você utilizou muitas imagens, que acho o máximo, pois é justamente essa minha dificuldade. Penso que você poderia acrescentar alguns recursos, entre eles o espaço para recados, que centraliza os recados que não dizem respeito aos comentários das postagens. Quanto ao visual do teu blog está bem clássico, um show. Parabéns. denise

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog